O Brasil foi bicampeão geral no quadro de medalhas dos jogos Parapan-Americanos de 2011 em Guadalajara. A competição mais importante das Américas para pessoas com deficiência. E a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, local que será sede do R Design Niterói, esteve presente nessa conquista. No total, os atletas brasileiros conquistaram 197 medalhas, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, ficando a frente dos Estados Unidos e do México.
Sete atletas da ANDEF representaram o nosso país em quatro modalidades da competição e conquistaram 14 medalhas de ouro, prata e bronze.
O Nadador Clodoaldo Silva, maior atleta paraolímpico brasileiro de todos os tempos, conquistou seis medalhas, sendo duas de ouro e quatro de prata, concluindo sua última participação em Parapans. Já a estreante Camille Rodrigues voltou para casa com quatro medalhas, três de prata e uma de bronze. E João Luís Almeida, também nadador, ganhou duas de bronze.
No halterofilismo o atleta Alexandre Gouveia ficou com a medalha de bronze na categoria entre 48kg e 56kg, depois de levantar 132 quilos.
E a seleção brasileira de Voleibol sentado faturou o ouro e garantiu vaga nas Paraolimpíadas de Londres, que irão acontecer neste ano. Dentre os jogadores estão dois atletas da ANDEF, Wescley Oliveira e Guilherme Borrajo.
Írio Nunes, o pivô da seleção brasileira de basquetebol em cadeira de rodas masculino, que disputou o seu quarto Parapan, não trouxe medalhas, pois a equipe terminou o Parapan em quinto lugar.
A CORDe Niterói parabeniza os atletas que competiram em Guadalajara, e trouxeram muitas vitórias para o esporte paraolímpico Brasileiro, ajudando o país a alcançar seus objetivos dentro da competição.
|
Quadro entregue a ANDEF pela CORDe Niterói para homenagear
seus atletas pelas conquistas no Parapan-Aamericano 2011. |
Para obter maiores informações sobre a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, acesse:
http://www.andef.org.br